quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O Diabo


A carta do Diabo geralmente é representada por um ser monstruoso com asas de morcego dominando duas pessoas por uma coleira. Eu prefiro pensar o Diabo de outra forma, como um ser de rosto angelical, livre de qualquer suspeita, pronto a encantar o primeiro que cruzar seu caminho, como uma sereia dos mitos antigos.

O Diabo é o mestre da sedução. Ele não domina pela força e sim pelo encanto. Ele envolve a pessoa numa teia de prazeres sensuais, cujas consequências são a euforia, obsessões, desejos e vícios de todo tipo.

Quando esta carta aparece numa leitura (dependendo sempre do contexto) indica que o consulente ou a pessoa de quem se fala está presa a uma ilusão e que “caiu no canto da sereia”. Ela expõe nosso lado mais obscuro, aquele que temos medo de ver, por isso é muito importante que o consulente seja o mais sincero consigo e tenha coragem de enxergar o que está escondido e está lhe prejudicando. Um vício, um apego, uma mentira auto induzida? Seja o que for, deve ser aceito, como parte do ser humano e compreendida. Só assim evoluímos.

Por isso acho essa carta positiva, pois ela é o dedo na ferida, mesmo dolorida ela apresenta a raiz do problema a ser exposto numa leitura. Mostra nossas fraquezas, nos deixa vulnerável. Mas é exatamente assim que no sentimos quando vamos ao médico nos consultar ou tratar de um problema de saúde. Portanto, a carta do Diabo nada mais é do que um sintoma de nossas fragilidades e que devemos nos ater a fim de evoluirmos e não mais cairmos no canto da sereia.

Muitas pessoas almejam a virtude, a bem aventurança de forma a chegar ao reino dos céus. Rezam para seus deuses, ás vezes sem vontade outras vezes apaixonadamente como forma de sair de uma situação em particular ou poder manter a sanidade, ou mesmo evitar ser devorado pelos seus próprios demônios que a pessoa acha serem externos. Muitas pessoas buscam a luz externa, mas a verdadeira luz vem de dentro.

Você pode plantar quantas margaridas quiser no seu jardim, mas enquanto não identificar as ervas daninhas que já estão lá, sua plantação pode não vingar e mesmo se vingar poderá ter problemas.

Quando a carta vem invertida a pessoa está resistente a olhar mais fundo, perceber suas fraquezas e prefere se enganar, mesmo sabendo da verdade. Outra leitura que pode ser feita desta carta invertida é uma perda material considerável devida a vícios.

Um filme que expõe muito bem essa carta do Diabo é o filme O CISNE NEGRO.

Uma música que mostra a essência desta carta (para mim) é Wish I Had na Angel, do Nightwish.    (tradução para o português aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário