Wesley era um rapaz esforçado, trabalhava das 8hs ás 18hs, de segunda a sexta, fazia faculdade, academia, se desdobrava para estar com a namorada e ainda arranjava tempo para sair com os amigos, nas famosas baladas. Para Wesley o dia tinha que ter umas 30 horas, no mínimo. Mesmo com o tempo espremido, ele conseguia dar conta de tudo, mas não ser ficar esgotado, e para conseguir disposição, Wesley começou a tomar energéticos rotineiramente, além de muito café, dessa forma conseguia se manter no ritmo de suas tarefas.
Um dia, o trabalho foi mais puxado, e ele esqueceu-se de almoçar, saciando-se com muito café e energético. Conseguiu tomar um lanche quando saiu do trabalho, correndo para a faculdade. E continuou sua rotina diária. No sábado haveria uma balada na beira da praia, uma oportunidade perfeita para Wesley mostrar seu corpo perfeito, conquistado á base de muitas horas de academia, muitos suplementos e força de vontade. A festa foi ótima, porém Wesley quase não aproveitou, estava cansado e sonolento. Foi quando um “amigo” veio com uma solução ideal, cocaína. Só assim Wesley conseguiu “curtir” a festa. E a semana foi seguindo.
Wesley trocou os energéticos e a cafeína por cocaína. Ele conseguiu manter seu ritmo muito bem durante alguns meses, porém, foi emagrecendo, e sentindo-se fraco. Ficou assustado quando viu seu corpo perfeito ficar mais delgado. Os músculos que ele demorou tanto para cultivar estavam murchando aos poucos. Para compensar aumentou a quantidade de suplementos e de horas na academia, o que fez ele aumentar também a quantidade de cocaína ingerida para dar conta do novo ritmo. Porém, ele continuou emagrecendo e sentindo-se fraco.
Wesley tornou-se muito irritadiço, brigava com a namorada, pois essa demandava certa atenção, que Wesley não podia (queria) suprir. Ele dava mais atenção ao trabalho e às festas. Cansado do relacionamento, começou a sair com outras pessoas, tornado-se promíscuo. No sexo, começou a perceber que estava ficando impotente, mesmo sendo jovem. Isso o deixou assustado e inseguro, então começou a beber muito, alternando com o uso da cocaína.
Wesley começou a faltar no trabalho, e quando ia, parecia-se com um zumbi; sua saúde estava deteriorada, assim como seu relacionamento.
Wesley agora se encontrava numa situação muito complicada. Ele conquistou tudo o que queria, mas a um preço muito caro, e ao mesmo tempo estava prestes a perder tudo isso. É essa situação que descreve o arcano de 10 de Paus, a conquista de um objetivo a qualquer preço, cujo custo supera em muito os benefícios. É o peso da conquista, querer carregar mais do que consegue, por achar que pode. “Eu aguento” costumam dizer, antes de se quebrarem. É muito comum ver pessoas como Wesley por aí, tentando fazer tudo ao mesmo tempo, e mais cedo ou mais tarde acabam falhando, seja por que não conseguem manter o ritmo ou por que deixaram para trás assuntos importantes, como a saúde, relacionamentos e oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário