domingo, 7 de agosto de 2016

Observando a lâmina da Roda da Fortuna do Waite tarot (Parte II)

As quatro criaturas aladas, citadas na primeira parte do artigo sobre a Roda Fortuna, representam os quatro evangelistas, cada um representando um elemento (fogo, ar, terra e água) e um signo do zodíaco: Touro, Aquário, Leão e Escorpião.




A imagem acima é uma foto da igreja de São Trophine, em Arles, França. As figuras aladas representam os quatro evangelistas ao lado de Jesus Cristo. Mas, quem são os evangelistas? São aqueles que escreveram e pregaram o evangelho de Cristo: 

Abaixo descrevo de forma resumida a simbologia dos evangelistas, porém, para uma explicação mais pormenorizada deixo este vídeo do padre Paulo Ricardo, que explica muito bem a visão católica da escolha dos animais para cada evangelista: 





Mateus, é o autor do primeiro evangelho (na ordem quem aparecem na bíblia), e é representado pelo anjo de forma humana. Representa a encarnação humana de Jesus. Isto se deveu ao fato do evangelho de Mateus traçar a genealogia de Jesus desde Abraão, evidenciando sua forma humana. Representa também signo de Aquário.

Marcos, autor do segundo evangelho, é representado pelo Leão, indicando coragem e monarquia. Isso se deve à crença de que os leões dormem de olhos abertos, em comparação com Jesus na tumba, que ressuscitou, e também simbolizaria Jesus como rei. Mostraria a coragem necessária ao cristãos para enfrentar o caminho da salvação. Representa o signo de Leão.

Lucas, autor do terceiro evangelho, é representado pelo Boi, uma figura de sacrifício, serviço e força. Este evangelho fala em sacrifícios e deveres no caminho da salvação. Representa o signo de Touro.

João, autor do quarto evangelho, é representado pela Águia, uma figura que, segundo os estudiosos cristãos, é capaz de olhar direto para o Sol. Neste evangelho é mostrado Jesus e sua característica divina e transcendental, e o objetivo principal dos cristão seria o da união com Deus. Representa o signo de Escorpião, pois assim como a águia Fênix, Jesus ressuscitou dos mortos, transcendendo assim sua humanidade.

Os quatro evangelistas representam 4 características de Jesus, que unidas e catalizadas por Cristo, chega-se a Deus. 

Os livros representados junto aos evangelistas, na carta da Roda da Fortuna, são os evangelhos. Eles também representam uma espécie de ciclo, pois descrevem a trajetória de Jesus Cristo, o nascimento, a morte, e sua ressurreição. 

Porém diferente das 3 figuras mitológicas da parte I, que formavam uma trindade, temos agora o aspecto quaternário da Roda, que indica a estabilidade, a materialização, os quatro pontos cardeais, os quatro elementos e os quatro eixos principais da roda. Aqui, creio, mostra que, para se realizar na vida, é preciso perceber-se como um ser mortal, limitado a princípio, e, tendo essa percepção, tomar coragem para seguir com dedicação no caminho para a união com o divino, este, ilimitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário