quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Técnicas de Leitura 2 - Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna - Tarot Mitológico


A Leitura da Roda da Fortuna tem como finalidade a observação do contexto em que o consulente está inserido. É muito bom para se usar em uma abordagem inicial quando o consulente está confuso sobre suas questões. Cada posição na “roda” tem um significado distinto:

Casa 1  - Consulente (o eixo da roda)
Casa 2 - O momento atual, o presente.
Casa 3 - Aquilo que acabou recentemente ou que está em fase de finalização.
Casa 4 - O que já foi finalizado.
Casa 5 - O que está por vir na vida do consulente.

OBS: O movimento do tempo dessa leitura é anti-horário, como já devem ter percebido.

É importante notar, na imagem que representa o consulente(na casa 1), para onde a figura está olhando. Se a figura, seja qual arcano for, olha para a direção da casa 5, ela está olhando para o futuro, na esperança de novos acontecimentos em sua vida, além de ter uma visão de longo prazo. Se ela olha para cima, ou para a direção de quem lê as cartas, ela está focada no presente, e possivelmente é uma pessoa realista. Se ela olha para a esquerda ou para baixo está saudosista, olhando para o passado, e precisa encarar a realidade daquilo que “perdeu”. É muito importante observar essa tendência do consulente.

Agora, um exemplo prático:



Márcia (nome fictício) me procurou pois estava em um grande dilema, gostava muito de um rapaz, mas sabia que ele, mesmo gostando dela, não a “assumia” pois este homem, José(nome fictício) era casado e tinha 3 filhos, mesmo esse casamento sendo fracassado, conforme me disse Márcia. Ela não sabia o que fazer a respeito, mas disse que não queria ser “a outra”. Depois da conversa inicial usei do método da Roda da Fortuna:

Casa 1 – Márcia, a consulente – Temperança

Desde o princípio, quando Márcia veio me procurar, senti que era uma moça equilibrada, suave e muito amorosa. A Temperança veio confirmar essas características de ponderação, além de mostrar que ela gostava muito de José, de uma forma profunda. E sendo uma pessoa com os pés no chão deveria tomar uma decisão. Notem que a figura da Temperança, esta voltada para a casa 5, o futuro, mostrando sua visão ampla, mesmo que os olhos da figura estejam focados nas taças, ou seja, em seus sentimentos.

Casa 2 – Momento atual – Namorados

Aqui se ilustra bem o momento de Márcia, o seu dilema em escolher ser a “número 2” ou “partir para outra”, além de evidenciar o viés romântico do assunto que incomoda a consulente.

Casa 3 – O que está sendo finalizado – A Torre.

Para que Márcia tivesse que fazer uma escolha, a realidade deveria aparecer diante dela antes, e foi o que aconteceu. Quando ela descobriu que José, com que estava namorando a 6 meses, era casado a 20 anos. Essa descoberta, vinda do próprio José, não aliviou a carga emocional da destruição de seus sonhos dourados.

Casa 4 – O que já foi finalizado – Rei de Espadas

Aqui mostra que a ideia que Márcia tinha de José, como um homem íntegro e justo foi por terra. Além disso todos seus planos de viagens conjuntas e de morarem juntos morreu.

Casa 5 – O Futuro próximo – Sacerdotisa

Muito provavelmente Márcia, por ser uma moça equilibrada, escolherá se distanciar de José, pois não vai aguentar a ideia de ser “a amante” e prefere manter-se sozinha do que participar de um “teatro” conforme suas próprias palavras.



2 comentários: