sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A Sorte favorece os audazes (5 de Paus)

Thor luta contra Jormungand (L'univers des dragons, galerie Daniel Maghen, 2008)

Nesta carta de 5 de paus mostra-se uma arquetípica batalha interna de todos nós contras os demônios interiores. No tarot mitológico Jasão luta conta o dragão que guarda o Velocino de Ouro, o grande prêmio. Mas temos outros exemplos na ficção, como Thor que luta contra a monstruosa serpente Jormungand ou, mais modernamente Frodo contra o dragão Smaug. Temos também o mito católico de São Jorge que luta contra um feroz dragão. Diferente da carta da Força, onde prevalece a calma e a paciência para domar uma fera, o 5 de Paus fala de um embate inevitável entre a imaginação e a realidade. Em literalmente enfrentarmos nossos maiores medos para conseguirmos aquilo que tanto queremos. Jasão luta contra o Dragão para reconquistar seu reino usurpado, Thor luta pela glória e para evitar a destruição de seu mundo, Frodo e seus companheiros lutam pela libertação de um reino (incluindo suas riquezas), assim como São Jorge. E assim também foi no início das grandes navegações quando se achavam que a Terra era quadrada e monstros terríveis povoavam o oceano atlântico.

Jasão e Medeia contra o Dragão na carta 5 de Paus do Tarot Mitológico.


Esses monstros gigantes geralmente estão sempre no mesmo lugar, parados, dormindo sobre algum tesouro. Eles são o próprio símbolo da inércia e do medo que nos paralisa de ir para frente e conquistar grandes prêmios pela vida, seja um novo emprego ou um grande amor. Nesta carta específica do tarot mitológico vemos Jasão sendo auxiliado pela feiticeira Medeia, que é alguém que nos ajuda a iluminar e ver o monstro que se esconde em nosso inconsciente. Medeia pode ser um(a) amigo(a), um parente, um(a) terapeuta, um(a) mentor(a), um(a) autor(a) de um livro ou mesmo a nossa própria consciência desperta.

5 de Paus no tarot de Rider-Waite


Em muitas outras cartas de tarot o 5 de Paus é representado como 5 pessoas lutando entre si. Nesta situação o embate está sendo mostrado exteriormente à pessoa, com a carta dizendo a não dar tanta importância para o que as pessoas dizem e pensam, e seguir em frente com seu projeto. Muitos querem se colocar no caminho de sua realização, mas é a pessoa quem consente em deixar-se levar pelas opiniões alheias ou seguir em frente.


A mensagem desta carta portanto é a de agir, mesmo com medo. As recompensas são enormes para quem ousa desafiar a si mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário