domingo, 3 de julho de 2016

Observando a lâmina de 5 de Ouros do Waite tarot

Na gravura da lâmina temos duas pessoas, que parecem ser um homem e uma mulher, caminhando sobre a neve, com trajes gastos. O homem está de muletas, sugerindo doença, a mulher cobre sua cabeça. Ao lado deles está um vitral com 5 pentáculos. Vitrais costumam representar riqueza material, por serem um trabalho artístico refinado. A parede no qual está o vitral parece ser grossa e bastante sólida, sugerindo abrigo e conforto, típicos do 4 de Ouros. O homem de muletas observa o vitral.

Parece-me que todos os 5 do tarot indicam uma ruptura do 4, o que está de acordo com o simbolismo numérico. Aí também podemos incluir a carta do Hierofante, aquele que transcende o mundo material, mas falarei dele em artigo específico. Aqui temos o rompimento com a riqueza do 4 de Ouros. Apesar de que o rompimento com a segurança material do 4 de Ouros não necessariamente significa pobreza e miséria, Arthur Edward Waite e a artista plástica Pamela Colman Smith procuraram representar o 5 de Ouros dessa forma. E assim fizeram os seus sucessores em novos baralhos.

O Simbolismo clássico dessa carta é bem conhecido, que é o da perda material, de doença, desamparo e impotência. Mas, como geralmente faço, vou explorar os outros símbolos que esta lâmina trouxe em minhas experiências com as leituras.

Vulnerabilidade
Este significado de vulnerabilidade não tem a ver com o material propriamente, mas com um tipo mais profundo. Uma consulente me procurou perguntando o motivo de seu noivo ter desfeito o noivado de uma hora para outra. Isso gerou uma situação bastante difícil, pois já haviam até financiado um apartamento juntos. Não vou entrar nos detalhes da situação, mas foi bem complicada. O rapaz sumiu por duas semanas e depois rompeu com ela. Acertaram as questões financeiras e tudo se acabou. Então ela quis entender a situação, pois ele não falara nada, não houve traição nem nada. O máximo que ele disse a ela foi que ele estava perdido e não poderia levar adiante algo para o qual não estava preparado. A ex-noiva logo desconfiou de outra pessoa. Entretanto, na leitura, mostrava o amor entre ambos, mas ele estava com medo, muito medo. O 5 de Ouros apareceu na posição do ex-noivo, ele sentia-se vulnerável pelo que sentia por ela. Ele sempre fora uma pessoa bastante controlada, temia sentimentalismos, mas, pelo que eu pude ver na leitura, ele se percebeu tendo sentimentos avassaladores por ela. Sentimentos que não podia controlar. Dizem que o amor nos torna vulneráveis, e esta é uma prova. Ele não aguentou estar impotente, sentir emoções fortes. Era algo maior do que ele, e não estava preparado para isso. Perguntei de quem fora a iniciativa do noivado, e a consulente disse que fora dela. Parece que o rapaz foi se deixando levar até o ponto em que não aguentou mais a "insegurança sentimental". A consulente me informou que depois de alguns meses ele estava se relacionando com outra pessoa, segundo testemunhas lhe contaram. Investiguei e era real, e não era só uma, mas muitas. Porém, ele estava seguro, pois não tinha sentimentos por essas pessoas, eram relacionamentos convenientes, superficiais. Ele estava confortável. Pelo que pude entender dessas leituras, o 5 de Ouros seria a vulnerabilidade, a exposição nua e crua a um sentimento real, profundo,  como é o amor, e pela minha experiência, não são muitas pessoas que tem coragem para isso.
Notem a neve na imagem da carta, ela pode mostrar o congelamento dos sentimentos, a tentativa de controlá-los, de deixá-los "leves". Também mostra um tipo de fuga.

Simplicidade voluntária
Este foi um dos simbolismos menos comuns e positivos que encontrei para essa carta. Em estudos mais aprofundados, entendi essa carta como um rompimento do 4 de Ouros, mas que isso não significava pobreza ou doença, mas simplicidade. Infelizmente a imagem da carta não condiz com essa ideia, mas o simbolismo do número 5 e do naipe de Ouros podem sim indicar essa possibilidade. O 4 de Ouros é a riqueza, a segurança material, mas também a opulência, e o 5 pode representar o desejo voluntário de viver de forma mais simples, porém não na miséria, sem preocupações materiais exageradas. Ou pode até mesmo indicar a miséria voluntária religiosa, como na ordem dos franciscanos, da Igreja Católica, ou os monges budistas. Seria então esta carta o símbolo do desapego material, neste contexto.

Falta de Ímpeto
Na via negativa, esta carta já se mostrou como falta de empenho de pessoas em conquistarem aquilo que queriam, como se estivessem acostumadas ao desconforto físico e/ou psicológico, e não tivessem força de vontade para sair desse contexto. Isso é comum, por exemplo, em pessoas que tem algum tipo de dependência, geralmente a química. Elas se degradam cada vez mais, e exclamam que estão no controle, que param quando querem. Muitas arrastam essa dependência por anos, décadas até encontrarem o fundo do poço. Isso quando não pulam de dependência em dependência, alongando para toda a vida sua decrepitude psíquica e/ou física.

"Coitadismo"
Seguindo a linha do item anterior, muitas pessoas sofrem de autocomiseração, se dizendo incapazes e assim permanecendo, esperando que alguém faça algo por elas. Aqui temos o famoso "coitadismo". Geralmente esse tipo de simbolismo aparece em pessoas que creem que os outros são obrigados a cuidarem delas, revelando um infantilismo.

Inveja
Esta é uma observação que ainda não percebi nas leituras, mas é uma ideia que tenho ao observar o homem de muletas olhar o rico vitral. Não estaria ele invejoso, ao comparar a riqueza alheia com a sua debilidade material?

Quero deixar claro também que esta é a minha opinião e não representa que o 5 de Ouros, do Waite tarot, seja exatamente isso que eu escrevi. Essas foram apenas as minhas percepções sobre a carta, obtidas através da minha experiência com ela. Cada tarólogo tem suas próprias impressões sobre as cartas, e, na minha opinião, observar outros pontos de vista ampliam nosso horizonte de percepção.

Boas leituras a todos.



2 comentários:

  1. Muito bom! Ler teus escritos é sempre um momento de aprendizagem. :)
    Para mim, o 5 de Ouros já apareceu como falta de habilidade técnica e suporte para empreender uma mudança de trabalho.
    Você oferece cursos de tarô?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a sua sempre gentileza e apreciação, Vanessa. Sim, o 5 de Ouros pode mostrar isso, uma "pobreza de habilidades", pois as habilidades são também recursos, e dos mais valiosos. Eu ainda não ofereço cursos, mas pretendo, quero antes ter um material mais amplo no blog para servir como referência. Obrigado mais uma vez pela visita.

      Excluir