terça-feira, 28 de junho de 2016

Observando a lâmina de 4 de Ouros do Waite tarot

Na minha percepção essa carta mostra, a princípio, riqueza, opulência, abundância material. Temos o homem ricamente trajado, a cidade, ao fundo, plenamente desenvolvida, com suas altas torres, além das moedas que o sujeito guarda consigo. As cores vermelha e púrpura de seu traje simbolizam também riqueza e poder. Confesso que durante um bom tempo eu tive certo preconceito com essa carta, olhando-a sempre pelo lado da ganância ou avareza, mas este é um dos seus viés negativos, ela tem outros bastante positivos, pelo menos pelo que vi nas leituras até agora. 

Segredo
Ela já me apareceu como avareza, tanto material quanto emocional, muitas vezes, entretanto ela mostrou também valorização, cuidado, e também segredo. Uma vez tive um sonho intenso com uma pessoa que conhecia, e via que ela se mostrava diferente do que eu a conhecia, como se ela tivesse outra faceta que não costumava mostrar. Fiquei intrigado com o sonho, e resolvi pedir auxílio do tarot para entender o sonho. Então esta carta apareceu, e demorei um bom tempo para entender o que ela mostrava. Só depois de outras leituras paralelas é que entendi que, no sonho, eu acabei vendo uma faceta que a pessoa não mostrava para ninguém, um segredo que ela guardava. E para mim fez todo sentido a carta de 4 de Ouros, pois observem que o homem segura a moeda contra si, a segura com todo seu corpo, não deixa que escape, e um dos significados dos pentáculos também é informação, conhecimento. Vocês podem dizer que segredos tem a ver com a Sacerdotisa, a Lua, e o 7 de Espadas, e tem mesmo, e essas cartas foram a explicação desse 4 de Ouros nas leituras paralelas.
Valorização
Outra faceta interessante desta carta é o cuidado, o carinho, o bem querer. Também foi difícil ultrapassar meu preconceito para entender esse lado do arcano. Eu vi, em algumas leituras para alguns casais, que uma parte era mais carinhosa que a outra e esta carta apareceu. Demorei a entender que se tratava do carinho e do cuidado que uma das pessoas do casal tinha pela outra, e depois de conversar melhor com uma das partes, esta me revelou que seu companheiro era de fato bastante carinhoso, ao ponto de ser até chato, segundo relato.
Timidez
A leitura que mostrou um lado inusitado dessa carta, foi quando eu li para uma mocinha, que estava devastada porque o rapaz de quem gostava fugiu dela assim que se declarou para ele. Ele a evitava a todo custo. A leitura tinha como carta central o 4 de Ouros invertido. Depois de algumas verificações, pude dizer à moça que o rapaz era bastante tímido e tinha medo de se expor, tinha medo dos próprios sentimentos que tinha pela mocinha, e tal como a figura da carta, se agarrou à sua segurança. Ele gostava tanto da moça que isso o perturbava, preferindo a segurança de não estar com ela, evitando assim que esses sentimentos fortes aflorassem.
Hedonismo
A um bom tempo também escrevi sobre o 4 de Ouros ter a ver com a apego ás sensações do corpo, ao prazer físico, no hedonismo  

Riqueza
Este, para mim, é um dos símbolos mais fortes da carta, a riqueza material e/ou a plena saúde do corpo. Mas é uma riqueza que pode escravizar a pessoa se ela não for consciente. E aí tende-se ao hedonismo ou avareza.

Formatação
Esta lâmina, em posição desfavorável,  pode indicar pessoa formatada, "quadrada", preconceituosa, que não se permite ver/pensar além daquilo que conhece. Pessoa que é agarrada a conceitos, teimosia.


Quero deixar claro também que esta é a minha opinião e não representa que o 4 de Ouros, do Waite tarot, seja isso que eu escrevi. Essas foram apenas as minhas percepções sobre a carta, obtidas através da minha experiência com ela. Cada tarólogo tem suas próprias impressões sobre as cartas, e, na minha opinião, observar outros pontos de vista ampliam nosso horizonte de percepção.

Boas leituras a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário